Uma retroescavadeira retirou terra de possíveis pontos de deslizamentos na parte superior do túnel Rebouças, na Zona Sul do Rio, na noite de sábado (27), segundo informou a assessoria da Secretaria municipal de Obras na manhã deste domingo (28).A máquina foi colocada em cima do túnel por um guindaste, que chegou na tarde de sábado. A previsão era de que a retroescavadeira só fosse limpar a área neste domingo, mas devido à estabilidade do tempo a secretaria resolveu adiantar os trabalhos.
Na manhã de sábado, o secretário municipal de Obras, Eider Dantas, havia informado que, a partir da limpeza da encosta, o túnel poderia ser liberado num período entre 48 e 72 horas. No entanto, a secretaria não quis confirmar este prazo na manhã deste domingo.
Segundo a assessoria, o secretário de Obras e técnicos da Defesa Civil estão reunidos para definir quando o tráfego poderá voltar ao normal. A assessoria informou ainda que os trabalhos de limpeza das pistas do túnel recomeçaram neste domingo por volta das 6h.
Tapume protegerá túnel
A Secretaria de Obras do Rio informou que será construído provisoriamente um tapume no alto da encosta sobre o Túnel Rebouças para conter a terra e os galhos que possam cair sobre as pistas.
Além do tapume, feito com madeira, a Secretaria de Obras informou que também pretende montar uma espécie de cúpula sobre as duas galerias. Estruturas de aço e madeira serão adaptadas prolongando a boca dos túneis. A partir de novembro, começará a obra do cinturão de concreto sobre a encosta acima do Rebouças.
O Túnel Rebouças, principal ligação entre as zonas Norte e Sul do Rio, está bloqueado desde terça-feira (23) nos dois sentidos. Segundo a Secretaria, cerca de 6 mil toneladas de areia, lama e barro, das 7 mil que caíram, segundo contas da própria secretaria, já foram retirados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário