A eleição do deputado Zilton Rocha (PT) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) não representou apenas a perda de oportunidade de o PMDB fazer do ex-deputado Leur Lomanto o dono da vaga. A decisão também teve reflexos na eleição para a prefeitura de Jequié. É que a vaga de Zilton na Assembléia Legislativa será ocupada pelo suplente Yulo Oiticica e, consequentemente, Isaac Cunha (PT) - já candidato declarado à sucessão do prefeito Reinaldo Pinheiro - passará a ocupar a vaga de Yulo.
Desta forma, segundo alguns conhecedores da política jequieense, além de liderar todas as pesquisas divulgadas recentemente, com percentuais acima de 50%, Cunha dará mais impulso ainda à sua candidatura. Assim, além do prejuízo de ter sido “convidado” a retirar a candidatura de Leur para o TCE, o PMDB viu se reduzirem as chances do seu candidato em Jequié.
Na semana passada, certamente prevendo uma necessidade de mudança de tática, o ex-prefeito Luis Amaral sinalizou que poderá declarar apoio ao vereador Joaquim Caires, dizendo “ser a vez dele”.
No pacote desta mudança de tática, Caires ampliou os seus contatos tanto na sede quanto no interior do municipio. Por outro lado, o deputado Leur Lomanto Júnior, um dos avalizadores da candidatura peemedebista, não tem dado muitas declarações à imprensa, certamente ainda refletindo o rescaldo dos últimos acontecimentos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário