O Pão de Açúcar anunciou, na sexta-feira (2), a compra de 60% de participação na rede atacadista Assai. O valor do negócio não foi divulgado.
Segundo fato relevante divulgado pela empresa e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a associação entre as duas empresas se deu através da Sé Supermercados (da rede Pão de Açúcar), que passa a ser a titular de 60% do capital total e votante da Barcelona Comércio Varejista e Atacadista --sociedade que ficou com o acervo cindido da rede Assai no mercado de atacado auto-serviço no setor alimentício.
A Barcelona, ao receber a parcela cindida da Assai, passou a ser uma cadeia de atacado de auto-serviço no setor alimentício através de uma rede de 14 lojas, atuando apenas no Estado de São Paulo. O faturamento bruto anualizado da empresa é de cerca de R$1,15 bilhão.
A operação ainda tem de ser submetida à aprovação dos órgãos reguladores e dos conselheiros e acionistas da rede Pão de Açúcar.
As duas empresas ainda fecharam um "acordo de Acionistas", referente ao exercício do direito de voto e à participação dos dois grupos de acionistas na administração da Barcelona. O Pão de Açúcar ainda irá indicar a maioria dos membros do conselho de administração.
O acordo prevê também restrições à transferência das ações da Barcelona e opções de venda das ações da Barcelona em favor dos sócios originais da Assai e opção de compra das mesmas ações em favor do Pão de Açúcar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário