Um total de 2.399 animais já foi vacinado na zona rural, sendo 1.951 cães e 448 gatos, durante a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Raiva em Itabuna. Segundo o diretor da Vigilância à Saúde, o veterinário Waldemar D’Afonseca, a meta é vacinar uma média de mais 30 mil cães e gatos contra a raiva na zona urbana, o que será intensificado neste sábado, dia 10, com a mobilização de 400 pessoas e 21 veículos, que vão atuar em 38 postos, entre os quais 30 unidades fixas e oito móveis, que vão circular na periferia da cidade.
Ele explica que o trabalho tem um caráter essencialmente preventivo, mas a vacinação é obrigatória e a campanha acontece todos os anos. A meta para esta fase será a de imunização de mais 25 mil cães e outros seis mil gatos: “O trabalho obedece um cronograma definido pela Secretaria de Saúde, começa em 22 de outubro, com uma ação iniciada na área rural e que terá desdobramento até 23 de novembro, com a mobilização de equipes móveis para busca ativa, do Centro de Controle de Zoonoses e dos postos de saúde”.
Waldemar D’Afonseca lembra que a raiva é uma doença viral grave transmitida por mamíferos, mas que pode ocorrer em humanos pelo contato com animal infectado. O problema é que, depois de apresentados os sintomas, não há mais cura e a doença é mortal, daí a necessidade do trabalho preventivo, o que exige a participação da comunidade levando cães e gatos para imunização.
Tríplice
O serviço de Vigilância à Saúde também está intensificando, segundo ele, o trabalho de vacinação tríplice de lojistas e comerciários contra rubéola, caxumba e sarampo, através de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas. O trabalho mobiliza duas equipes móveis e foi deflagrado em função do registro de um caso de rubéola de um turista do Espírito Santo que se hospedou na avenida do Cinqüentenário, onde funciona um grande número de lojas e empresas do comércio local.
O diretor da Vigilância à Saúde também orienta a população para que procure a rede de postos da saúde do município para imunizar crianças de 1 a 11 anos contra rubéola, caxumba e sarampo: “As crianças devem ser vacinadas contra o sarampo aos 12 meses de idade, com uma segunda dose entre 4 e 6 anos, mas que em muitos casos acaba esquecida pelos pais, que devem acompanhar a carteira de vacinação dos seus filhos”.
O que é a raiva
A raiva é uma doença provocada por vírus e transmitida aos seres humanos por cães, gatos, bovinos, suínos e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele com lesão. Os principais sintomas nos animais são alterações de comportamento como agressão, dilatação da pupila, medo de claridade, salivação excessiva, dificuldade de engolir e paralisia dos membros.
Nos humanos contaminados, o vírus se aloja no sistema nervoso central e os primeiros sintomas são febre alta, dor de cabeça e nervosismo. Depois, começa a dificuldade de engolir e respirar, agressividade e paralisia generalizada. Tanto em humanos quanto em animais, a doença se manifesta de forma letal, sem nenhuma chance de cura, daí a importância do trabalho preventivo de imunização de animais domésticos.
A vacina é a forma de prevenção mais adequada e é indicada para os animais de estimação a partir dos três meses de idade. Se há suspeita que o animal esteja com a doença, ele deve ser isolado e ficar em observação. Na dúvida procure o CCZ ou um médico veterinário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário