Após 5 dias de negociação, as 60 famílias que haviam ocupado a fazenda São Sebastião, no município de Ibiquera (a 267 km da Salvador) deixaram o local na manhã desta quinta-feira, 8. A desocupação aconteceu após um acordo firmado entre o pecuarista Wilson Paes Cardoso e o líder do movimento, Gilmário Machado.
“Não foi preciso usar a força policial. Entramos em acordo ontem à noite e eles decidiram deixar o local. Também deixaram a fazenda da mesma forma que encontraram, sem nenhum transtorno”, disse o pecuarista, que doou um boi para servir de alimento para as famílias.
Pelo acordo, eles sairiam do local em troca de agilidade no processo de reforma agrária e no assentamento das 60 famílias que estavam no local. Após deixarem a fazenda em um caminhão cedido pela prefeitura local, as famílias montaram acampamento na Fazenda Jequié, também no município, que está abandonada há mais de 20 anos, segundo Wilson Cardoso. A fazenda é uma das 4 propriedades que o MST teria indicado para ser vistoriadas pelo Incra.

Nenhum comentário:
Postar um comentário