quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Técnicos da Prefeitura trabalham para viabilizar SalvadorBus

Sistema é inédito no Brasil e os veículos vão usar a moderna tecnologia não poluente do biodiesel.

Para viabilizar o funcionamento do SalvadorBus, serviço de transporte turístico inédito no Brasil que será implantado até o fim deste mês pelas empresas Bomfim e Aratu, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (dia 8) a vistoria dos roteiros por onde os ônibus vão passar. Técnicos da SPJ – Superintendência de Parques e Jardins – e da SET – Superintendência de Engenharia de Tráfego, com a coordenação da Emtursa – Empresa de Turismo S/A estão envolvidos nesse trabalho.

Todos os ônibus do SalvadorBus usam tecnologia pioneira não poluente com utilização do biodiesel e o serviço já foi autorizado pelo prefeito João Henrique e vai operar em cinco roteiros - Farol da Barra/Pelourinho, Farol da Barra/Catussaba, Mercado Modelo/Igreja do Bonfim, Mercado Modelo/Dique do Tororó, além de circuito noturno, denominado Salvador by night.

O diretor da Emtursa, Márcio Lima, juntamente com o superintendente da SPJ, Luiz Castro Pinto, realizou visitas técnicas aos pontos de passagem dos ônibus para possíveis intervenções, como poda de árvores, uma vez que o SalvadorBus envolve ônibus panorâmicos de dois andares. Na sexta-feira (dia 9), Lima acompanhará técnicos da SET nos roteiros para que os mesmos conheçam mais de perto a proposta e façam estudos para possíveis intervenções no trânsito de modo a que o novo serviço funcione o mais perfeitamente possível.

O projeto do SalvadorBus, apresentado ao prefeito João Henrique pelos empresários Gilson Benzota e Jorge Bomfim, propõe que o turista conheça Salvador em ônibus panorâmicos, típicos em quase toda a Europa. A novidade chegou ao Brasil por Salvador, e o sightseeing vai circular na capital baiana por cinco roteiros para mostrar a história, as praias, as crenças e a noite da cidade. Esse tipo de transporte é muito popular na Europa, Estados Unidos e Ásia e chega a Salvador como a grande novidade para o turismo no Verão.

Os ônibus vão funcionar com linhas circulares especiais e contarão com uma estrutura completa, de alto luxo e double deck (dois andares), com andar superior descoberto para total visualização e andar inferior climatizado e adaptado para portadores de deficiência. Contarão com sonorização, tradução multilíngüe e guias poliglotas credenciados pela Embratur. De início serão seis ônibus, cada um com capacidade para 67 passageiros, nos dois andares. Os guias serão credenciados pela regulamentação vigente da Embratur, poliglotas, assim como os controladores dos tours.

Nenhum comentário: