terça-feira, 6 de novembro de 2007

Chapada Diamantina continua em chamas

As queimadas que estão destruindo a Chapada Diamantina não tem previsão para se encerrar. A cada momento novos fogos surgem em diversos pontos da região. A situação mais preocupante é em Livramento, localizada no portal Sul da Chapada. A informação foi concedida pelo Tenente Murilo Rocha do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM), sediado em Lençóis, ao Jornal Folha da Chapada. O município nos últimos dias vem enfrentando as piores queimadas já registradas e até o momento não houve um registro oficial da área atingida.

Na sexta-feira, a equipe do 11º GBM, depois de controlar todos os focos de incêndio foi deslocada para Rio de Contas. Mas no sábado, 03, outras quatro grandes queimadas, de proporções ainda maiores surgiram em Livramento, obrigando o retorno da equipe nesta segunda-feira, 05. Os novos incêndios estão situados na região Oeste e Noroeste do município e ameaçam as nascentes de córregos e rios que são de grande importância para o consumo humano na Zona Rural e na produção agrícola.

Segundo informações, ainda extra-oficiais, as queimadas já destruíram mais de 5 mil hectares de florestas em nove cidades da Chapada Diamantina (Ibicoara, Livramento, Utinga, Érico Cardoso, Palmeiras, Piatã, Abaíra, Andaraí e Rio de Contas). Destas, Livramento e Piatã são as mais castigadas. Além do crime cometido por pessoas não identificadas, o clima quente e seco e os fortes ventos favoreceram o surgimento de focos espalhados em locais de difícil acesso em Livramento. Por conta disso as queimadas se propagam por um período maior.

Nenhum comentário: