terça-feira, 6 de novembro de 2007

Lençóis é sede de reunião internacional para tratar da bioenergia

Tendo a bioenergia como tema central dos debates, começou hoje (6) de manhã, em Lençóis, a cerca de 500 quilômetros de Salvador, a primeira reunião da Associação Internacional dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (Aicesis) sob a presidência brasileira.

O debate sobre a bionergia, aborda questões econômicas, sociais, tecnológicas e o conjunto da legislação para regulação do setor que está sendo desenvolvido em vários países. O local escolhido tem relação com a proposta de trabalho para período brasileiro na presidência: o desenvolvimento com eqüidade e responsabilidade ambiental.
O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, preside os debates, que terá como representantes do governo baiano os secretários da Casa Civil, Eva Maria Dal Chiavon, de Relações Institucionais, Rui Costa, e o chefe de Gabinete, Fernando Schmidt.
É pela primeira vez, que o Brasil assume a presidência da Aicesis, a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República e presidido por Mares Guia. Foi na gestão de Jaques Wagner como ministro do CDES, em 2004, que o Brasil foi inscrito para concorrer à presidência da Associação.
Participam da reunião empresários e sindicalistas que integram o CDES, o reitor da Ufba, Naomar Almeida Filho, delegações internacionais, com os membros dos Conselhos de Administração, representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, do PNUD, da OIT e da ONU. O programa envolve uma visita à planta da Fábrica BrasilEcodiesel, em Iraquara, a 80 quilômetros de Lençóis.

Desde 2003 o Brasil é membro efetivo da Aicesis, uma organização intergovernamental que reúne instituições da África, Europa, América Latina e Ásia. A Associação tem assento no Ecosoc/ONU, no Conselho Europeu e é observadora junto à OIT. O mandato brasileiro vai de 2007 a 2009 e o Conselho de Administração é composto por 15 membros.

Nenhum comentário: