terça-feira, 6 de novembro de 2007

Sobradinho está apenas com 26% da capacidade

O nível do reservatório de Sobradinho diminuiu muito nos últimos cinco meses em razão da forte estiagem e registra cerca de 26% de sua capacidade total de armazenamento. A seca na região Norte da Bahia está deixando muitas comunidades sem água, fazendo municípios decretarem situação de emergência e obrigando as famílias a comprometer parte da renda para a compra de água em carros-pipa.

O Canal da Batateira que leva água de Sobradinho para dezenas de comunidades da região está seco. Segundo Willys Nunes, da Associação de Fundo de Pasto Canaã, é preciso criar alternativas de convivência para que a população não passe sede. “É necessário pelo menos duas bombas de água potentes para conseguir levar água até as comunidades mais sofridas”, diz.

Conforme Willys existe o projeto de uma adutora que está em fase de implantação, mas a seca este ano está é pior que em anos anteriores. “A última vez que o lago de Sobradinho passou por uma redução como essa foi em 2001”, lembra.

Cerca de 5 quilômetros do centro de Sobradinho, na aldeia dos índios Trukás, a situação não é diferente. As 25 famílias que moram na aldeia não sabem mais o que fazer para sustentar as culturas de mandioca, milho, amendoim, feijão, melão, mandioca, banana, melancia e cebola que está sendo colhida antes do tempo para não perder.

Segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) houve necessidade de utilização de energia acima do esperado devido determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A falta de água nas regiões Sul e Sudeste do País, fez com que a Chesf cedesse energia, mas a empresa garante que por ser sistema interligado e haver previsão de chuva para o Vale do São Francisco, não há riscos de apagão.

Nenhum comentário: