quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Deputado bebe leite suspeito na Câmara

O deputado Paulo Piau (PMDB-MG) bebeu nesta quarta-feira, na Câmara, leite da marca Centenário, uma das suspeitas de fraude. O ato do deputado ocorreu durante a reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para defender o leite brasileiro.

"O leite possível que a gente tem é esse daí", disse Piau. A intenção do deputado, segundo ele mesmo, não é defender a fraude, mas "dar um recado à população brasileira". "É um produto fraudado? É, mas até o fraudado tem a sua qualidade". disse Piau.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, o Ministério da Agricultura afirma que "nos níveis encontrados, as substâncias químicas não oferecem riscos iminentes à saúde do consumidor".

Na semana passada, Polícia Federal, prendeu 27 pessoas acusadas de fraudar o leite com soro, para aumentar o rendimento, e adicionar soda cáustica e água oxigenada, entre outros produtos, para disfarçar a má qualidade do leite. As fraudes, segundo a PF, ocorriam na Casmil e na Copervale (dona da marca Centenário), com sede em Uberaba, mesma cidade do deputado.

"Sou contra a fraude, mas sou a favor do que está aí, o leite possível. Querer um leite de qualidade a curtíssimo prazo é a mesma coisa que querer acabar com o analfabetismo no Brasil. Não podemos crucificar o leite", afirma.

Piau disse que conseguiu o leite com moradores de Uberaba que o tinham em suas despensas. Ele tomou o leite mas não ofereceu aos colegas "para não constranger". Apenas o deputado Afonso Hamm (PP-RS) acompanhou Piau.

Nenhum comentário: