quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Seminário de óbito materno Infantil foi sucesso em Itabuna

Foi um evento de fundamental importância para atualização e conscientização de profissionais de saúde envolvidos com a saúde pública, sobretudo no que se refere à mortalidade materno-infantil não só pelo nível técnico das palestras como também pela participação maciça de representantes de 22 municípios da região Sul da Bahia. A avaliação é do sanitarista do Departamento de Vigilância Sanitarista da Secretaria de Saúde de Itabuna, Manoel Mattos, um dos coordenadores do 1º Seminário para a Implementação das Ações de Vigilância do Óbito Materno Infantil. Além do secretário de Saúde de Itabuna, Jesuíno Oliveira, o evento também contou com a representante da Secretaria Estadual de Saúde, a enfermeira Eleuzina Falcão.

O encontro, promovido pela Secretaria de Saúde de Itabuna4 e 7ª Dires, foi realizado na segunda-feira, 29, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e reuniu gestores municipais, profissionais e técnicos de saúde dos municípios que integram a área de abrangência da 7ª Dires, além de estudantes do curso de Enfermagem da FTC. Foram mais de 300 pessoas no encontro, um número considerado altamente positivo levando-se em conta o feriado de segunda-feira em Itabuna, conforme lembrou Manoel Mattos.

Um dos destaques do evento foi a presença do pesquisador Paulo Germano Frias, do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), um dos maiores especialistas em controle de mortalidade infantil e materno no país. Representando o Ministério da Saúde, Frias falou sobre o programa de controle da mortalidade materno-infantil e as propostas do Ministério para a Vigilância do Óbito Materno e Infantil nos municípios com mais de 80 mil habitantes. Em seguida foi a vez da enfermeira Eleuzina Falcão, que destacou o “Perfil da Mortalidade Materna e Infantil no Estado da Bahia”.

Segundo a coordenadora municipal do Serviço de Investigação e Vigilância do Óbito Materno Infantil da Secretaria de Saúde de Itabuna, Antônia Ieda Lones, o principal objetivo do encontro foi promover uma melhor conscientização dos responsáveis técnicos, formadores de políticas públicas, instituições e das equipes de saúde sobre a gravidade da mortalidade materna e infantil no impacto à saúde, proporcionando assim formas de evitá-la.

Os temas abordados durante o Seminário foram discutidos em uma mesa-redonda com a participação dos palestrantes. Antes, no final da tarde, foram empossados os membros dos comitês de Mortalidade Materna e Infantil de Itabuna, formado por representantes de diversas instituições, a exemplo dos conselhos regionais de medicina e de enfermagem, agentes comunitários, 7ª Dires e Prefeitura de Itabuna.

Nenhum comentário: