quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Itabuna vai investir no Natal e no Carnaval Antecipado

O projeto do Natal Iluminado de Itabuna será apresentado nesta quarta-feira, dia 31, pelo secretário de Administração Jorge Vasconcelos durante um encontro com patrocinadores do projeto, entre os quais a Câmara de Diretores Lojistas, Coelba, Conlar e a Columbia Veículos, no Centro Administrativo Firmino Alves. Ele também considerou positiva a participação de Itabuna no 35º Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens – Feira das Américas (ABAV 2007), realizado semana passada, no Rio de Janeiro, que este ano teve mais de 23,7 mil inscritos e a participação de centenas de empresas e organismos governamentais do país e do exterior, servindo para divulgar o Carnaval Antecipado de Itabuna.

O secretário, que esteve no Rio de Janeiro em companhia diretor de Turismo, Vily Modesto, destacou a importância de contatos realizados no estande do Ministério do Turismo, com a secretária Nacional de Política de Turismo, Tânia Brizolla, ligada ao Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento do Turismo, com quem foram discutidos projetos relativos a Itabuna. O Ministério do Turismo acaba de criar um setor para assessorar deputados e senadores na elaboração de emendas parlamentares.

Jorge Vasconcelos também considerou proveitosos os contatos com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e com diretora da Bahiatursa, Maria Emília, e a deputada Lídice da Mata, do PSB, sobre a proposta do Carnaval Antecipado, um projeto que está sendo negociado com a iniciativa privada. “Além de divulgarmos o projeto do Carnaval, também ficamos de encaminhar uma cópia da proposta do Ecomuseu Jorge Amado para as autoridades”, explicou.

TAM
Ele destacou ainda que o evento da Abav, pela sua dimensão internacional, serviu para importantes contatos não apenas na área política, como também no campo empresarial e promocional. Citou, como exemplo, o encontro com a equipe da Diretoria de Eventos e Promoções da TAM, que elogiou a proposta do Carnaval Antecipado de Itabuna, que será o primeiro do Brasil e é uma marca da administração do prefeito Fernando Gomes.

O secretário de Administração lembrou ainda a visita realizada aos estandes promocionais de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Amazonas, que promoveu apresentações folclóricas e shows. Ele observou ainda os estandes internacionais, a exemplo o da Líneas Aéreas Argentina, que apresentaram muitas atrações.

Números
Com um crescimento de mais de 16% no número de agentes de viagens inscritos previamente em relação à última edição, o 35º Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens – Feira das Américas (ABAV 2007), realizado semana passada, no Rio de Janeiro, chegou ao fim com uma declaração de otimismo com as perspectivas de negócios do turismo para os próximos anos, mas com uma clara preocupação com as condições de infra-estrutura do país para receber turistas. O alerta da Abav foi o destaque da carta de encerramento do evento, apresentada pelo presidente da entidade, João Martins, e pela superintendente da Abav Nacional, Isa Garbin.

“A despeito das projeções favoráveis, apoiadas em fatos e depoimentos fundamentados, a qualidade da infra-estrutura preocupa. Vetor de sustentabilidade, indispensável às ações empreendidas e programadas por todos os elos produtivos do setor, requer providências urgentes. Riscos e ameaças estão consignados no pleito comum pela adoção de medidas práticas, urgentes e exeqüíveis”, alerta o documento oficial da ABAV 2007.

Ao todo, entre agentes e expositores, a ABAV 2007 contou com 23.701 inscrições. Mas o grande destaque, segundo Isa Garbin, que apresentou os números da feira para a imprensa, foram as inscrições dos agentes de viagens – o público-alvo dos expositores da feira. Este ano foram 10.444 participantes, contra 8.989 do ano passado, ou seja, um salto de 16,2% em relação à ABAV 2006. “É um crescimento muito significativo em uma feira de negócios”, analisou Garbin, que também destacou o aumento de 100% no número de inscrições de agentes não associados à ABAV.

Nenhum comentário: