sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Garoto tem pés e mão amputados após levar picada de escorpião

Uma picada de escorpião provocou a amputação de uma mão e os dois pés de uma criança de 5 anos, no município de Cândido Sales, na Bahia. A ocorrência deixou em alerta a população local por causa do crescimento de acidentes com escorpiões amarelos, espécie cujo veneno é muito potente e pode provocar a morte, principalmente de crianças.

Todos os anos, entre 4,5 mil e 5 mil casos de picadas de escorpiões são registradas na Bahia pelo Centro de Informações Anti-Veneno (Ciave), mas a maioria envolve animais da espécie marrom, que não representa grandes riscos. No entanto, como o avanço do desmatamento no Norte de Minas Gerais, é provável que os animais estejam migrando para a região Sul e Sudoeste do Estado, onde os casos eram esporádicos.

O garoto Rodrigo Souza Santos foi picado no último dia 17 de setembro. A demora na aplicação do soro provocou as complicações, que resultaram nas amputações. Conforme a direção do hospital local, “a família mora na zona rural, e encontrou dificuldades para chegar até o centro da cidade”. Encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, Rodrigo chegou à unidade com quadro de insuficiência respiratória e cardíaca. Depois quatro paradas cardíacas e mais de um mês de internação, teve uma das mãos e os dois pés amputados por causa de uma necrose nos membros inferiores e superiores em função da falta de circulação de sangue.

Nenhum comentário: