Com disputas de basquete, voleibol, handebol, futsal, atletismo, xadrez, tênis de mesa, judô e natação, começam, hoje, em Santo Amaro da Purificação, os Jogos Abertos do Interior, uma promoção do Governo do Estado, através da Sudesb.
Cerca de 70 municípios estarão participando contando com o apoio direto das prefeituras locais, que vão disponibilizar os equipamentos esportivos (ginásios e praças); alojamentos para as delegações; hospedagem, alimentação e transporte interno para os árbitros, além de pessoal de apoio e de limpeza.
Os jogos serão disputados cinco etapas, sendo quatro zonais e uma final. Além de Santo Amaro da Purificação, vão sediar os Jogos Abertos as cidades de Irecê, Senhor do Bonfim, Porto Seguro e Vitória da Conquista, onde a competição terá a sua festa de encerramento.
"Homens e mulheres estarão competindo e ao mesmo tempo realizando um processo de integração entre as comunidades" afirmou o Diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), que vê nesta ação uma maneira de despertar, estimular e desenvolver o esporte no interior do Estado como um todo.
Os jogos Abertos do Interior foram iniciados na Bahia em 8 de dezembro de 1964, tendo como cidades fundadoras Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Cachoeira, Jequié e Santa Bárbara.
As três primeiras edições aconteceram em Feira de Santana e a quarta em Ilhéus. O comando dos jogos Aberto do Interior passou para as mãos da Sudesb a partir de 1988, quando o evento foi ampliado para todo o estado, exigindo a realização de zonais classificatórios.
Os zonais são classificatórios. Zonal 1 (Região Metropolitana de Salvador e Sertão baiano); Zonal 2 (Região Norte); Zonal 3 (Região Central-Chapada) ; Zonal 4 (Regiões Sul e Extremo Sul). Dos Zonais vão sair as quatro cidades campeãs nas modalidades coletivas (basquete, voleibol, handebol e futsal) que estarão na final. Cada etapa do zonal terá uma premiação própria. Na fase Final, além das campeãs estarão presentes as cidades fundadoras, como convidadas especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário