O Governo britânico recomendará a todos os colégios do Reino Unido que instruam crianças a partir dos cinco anos sobre os perigos do abuso de bebidas alcoólicas.
De acordo com o jornal "The Daily Telegraph", as novas diretrizes educativas, que serão publicadas pelo Governo na próxima semana, recomendarão a inclusão desse tipo de advertência nas aulas de saúde social e educativa, que começam a ser dadas nessa idade.
O Governo trabalhista pretende advertir todas as crianças a respeito dos efeitos nocivos dos excessos do álcool, assim como das estratégias utilizadas pelo marketing para promover o consumo de bebidas alcoólicas e sua aceitação social.
Diante das diretrizes oficiais, informa o jornal, os professores serão incentivados a identificar os menores que já abusam do álcool para alertar sobre os perigos que correm.
O Governo recomendará, no entanto, que seja respeitada a vontade dos menores que tem problemas com o álcool que pedirem para não ter o problema relatado aos pais.
Segundo uma recente pesquisa, 1 em cada 20 crianças de dez ou onze anos e 1 em cada 3 de quatorze ou quinze anos abusaram do consumo de álcool pelo menos uma vez no último mês.
Alguns especialistas afirmam que a única forma de combater os abusos alcoólicos é revogar a lei, introduzida pelo próprio Governo trabalhista, que permite que "pubs" permaneçam abertos dia e noite, aumentar o imposto sobre o álcool e proibir que seja veiculada publicidade desse tipo de bebida antes das 21h.
Segundo o doutor Nick Sheron, especialista em problemas hepáticos de Southampton (sul da Inglaterra), é possível instruir os menores a respeito dos perigos desse tipo de bebida, mas não adiantará muito.
"A única forma de conseguir com que os menores deixem de abusar do álcool é tornar mais difícil que o consigam, entre outras coisas, se o preço desse tipo de bebida aumentar", afirma o especialista.
Para Mick Brookes, secretário-geral da Associação Nacional de Diretores de Escolas, são os pais - e não os professores - que têm a responsabilidade de detectar os primeiros sinais de abuso de álcool ou de drogas por dos filhos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário