sábado, 24 de novembro de 2007

Papa nomeia 23 novos cardeais, incluindo dom Odilo Pedro Scherer

O Papa Bento XVI proclamou hoje solenemente 23 novos cardeais, entre eles o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

Também foram nomeados três espanhóis, dois argentinos e um mexicano, entre outros.

A proclamação foi feita no início do consistório celebrado na Basílica de São Pedro, o segundo de seu Pontificado.

Após a leitura em latim do ritual de criação de cardeais e a proclamação dos mesmos, o Papa colocará durante a cerimônia o capelo cardinalício, que, junto com o anel, é um dos dois sinais do cardinalato.

O anel será entregue durante a missa solene que oficiará amanhã no templo vaticano com todos os cardeais.

Dos novos cardeais, 18 são eleitores, por terem menos de 80 anos, o que significa que podem participar de um eventual Conclave.

Os outros cinco têm mais de 80 anos, por isso não podem participar de um Conclave na Capela Sistina, mas podem ser escolhidos Papa.

Dos 23 cardeais, há 13 europeus, quatro latino-americanos, dois americanos, dois africanos e dois asiáticos.

Dos 18 cardeais eleitores, dez são europeus, o que representa um maior peso da Europa no Colégio Cardinalício, no qual passa a ter 104 membros, pouco mais da metade.

O Colégio Cardinalício fica formado por 201 cardeais, dos quais 120 poderão participar de um eventual Conclave para a escolha do Papa.

Destes 201 membros do Colégio Cardinalício, há 104 europeus, 34 da América Latina, 20 da América do Norte, 18 da África, 21 da Ásia e quatro da Oceania.

Nenhum comentário: