sábado, 24 de novembro de 2007

Procon alerta: é proibido reajuste de preço antes de promoção

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) alerta os comerciantes sobre a proibição de majorar os preços dos produtos, antes da realização de promoções, nos estabelecimentos comerciais do município de Feira de Santana. A proibição está expressa na Lei Municipal de número 200/2007, de 1º de outubro deste ano.

A diretora do Procon, Adriana Estela Barbosa Assis, informa que o Procon está investigando as promoções anunciadas pelos lojistas e que deverá punir que praticar propaganda enganosa. Em ofício que vem sendo encaminhado aos lojistas, ela informa que na primeira infração ou abuso o estabelecimento comercial será punido com advertência.

As penalidades vão aumentando de acordo com a incidência. Multa no valor de R$ 500,00, suspensão do alvará de funcionamento por até seis meses e, por último, a interdição do estabelecimento, para os lojistas que insistirem em infringir a lei municipal, que visa defender os direitos dos consumidores.

ABUSOS
O ofício encaminhado aos comerciantes feirenses é acompanhado de uma fotocópia da Lei Municipal de número 200/2007. A iniciativa visa proteger os consumidores de abusos cometidos por alguns lojistas que, para tentar atrair os clientes com promoções, majoram os preços alguns dias antes de anunciarem as "promoções".

O chefe da Fiscalização do Procon, Jorge Marques, avisa que a fiscalização está sendo realizada em todos os estabelecimentos comerciais da cidade. "De acordo com a lei, ficam proibidos os estabelecimentos comerciais do município que colocarem seus produtos em liquidação através de promoções, majorar os preços dos mesmos no período de 30 dias que antecederem", alerta.

Nenhum comentário: