A eleição direta para os dois Conselhos Tutelares de Feira de Santana acontece no dia 9 de dezembro. Os 22 candidatos às dez vagas – cinco em cada um deles - foram aprovados na prova escrita elaborada pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Eles também fizeram uma redação. A atividade é remunerada. O mandato é de dois anos, renovável por igual período.
Serão seis locais de votação: no Ginásio Municipal Joselito Amorim, no centro, na Escola Ana Brandão, no Tomba, na Escola Imaculada Conceição, na Conceição, na Escola da AFAS (Associação Feirense de Assistência Social), no Campo Limpo, na Escola Antônio Costa, no Jardim Acácia e na Escola Erasmo Braga, na Rua Nova.
A votação nesse ano será feita em urnas eletrônicas – as mesmas usadas nas eleições tradicionais. Cada eleitor vai poder votar em até cinco candidatos. Para tanto, terá que estar em dia com as obrigações eleitorais. Além do título, terá que apresentar aos mesários o comprovante de que votou no segundo turno das últimas eleições. Todo processo, desde a elaboração do Edital, vem sendo acompanhado pelo Ministério Público.
As sessões serão abertas às 7h e fechadas às 17h. “Igual às eleições normais, quem estiver na área interna das escolas receberão uma ficha que dá direito a votar, mesmo depois de encerrado o horário”, diz a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Thelma Carneiro. “Não será permitida a boca de urna ou o transporte de eleitor”.
Mas não está proibida a campanha dos candidatos. Um ponto que vai facilitar a votação é a possibilidade do eleitor votar em qualquer uma das sessões eleitorais. “Quem mora na Rua Nova, por exemplo, e vota no Ginásio Municipal, vai poder votar nesta eleição específica na Escola Erasmo Braga, que é mais próxima da sua casa”.
Segundo Thelma Carneiro, 142 pessoas foram habilitadas a fazer a prova, que foi elaborada pela UEFS – depois da avaliação dos documentos entregues na inscrição. Destes, 24 não compareceram. Quatro dos atuais conselheiros não estão participando do processo. “Os outros seis participaram em condições de igualdade com todos os outros candidatos”, diz a presidente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário