Depois do estresse, o relaxamento. Para reduzir o nível de estresse, os funcionários da Infraero fazem aulas de dança, ioga e tai chi chuan no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Somente em Guarulhos há cerca de 1.600 funcionários.
Segundo a Infraero, os funcionários já vinham tendo essas aulas dentro de um programa de qualidade de vida para o pessoal desde 2004, com bons resultados, inclusive para reduzir as faltas.
Os funcionários de Cumbica terão pelo menos duas horas de tai chi chuan e dança por semana, durante um ano. Antes, já haviam sido aplicadas também atividades como coral.
A assessoria da Infraero (estatal que administra aeroportos) disse que não existe relação entre as aulas de relaxamento e a crise aérea. O objetivo é aprimorar a saúde do trabalhador.
Freqüentam as aulas não só funcionários da administração, mas também os controladores de vôo, considerados entre os profissionais com funções das mais estressantes do mundo.
O edital do pregão aberto para contratar os professores prevê gastos de até R$ 142 mil com a contratação da empresa durante um ano, ou R$ 11,8 mil por mês.
Rock e gafieira
São exigidas habilidades específicas dos professores que vão monitorar as aulas. Eles devem ter, por exemplo, capacidade de ensinar bolero, samba de gafieira, rock anos 60, zouk, ritmos latinos (salsa, mambo, merengue, chachachá), forró, country, valsa e tango. Outra exigência é que eles utilizem durante o serviços "vestuários adequados" à profissão de professor.
Os funcionários terão ainda aulas para melhorar as condições físicas com professores dentro da academia criada pela estatal dentro do aeroporto, com equipamentos para musculação e esteiras.
Os professores de educação física terão de ficar disponíveis por pelo menos 30 horas por semana, além de ministrar palestras de orientação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário