sábado, 24 de novembro de 2007

Primeiro-ministro da Austrália reconhece derrota frente aos trabalhistas

O primeiro-ministro da Austrália e líder da Coalizão Liberal, John Howard, telefonou hoje para seu adversário, o trabalhista Kevin Rudd, para reconhecer sua derrota e se dirigirá em breve aos cidadãos, informou a emissora australiana "ABC".

A disputa durante a campanha eleitoral foi intensa entre os dois partidos que dominam o cenário político australiano há várias décadas, na qual se destacaram a diferença de posturas sobre a mudança climática, a presença das tropas australianas no Iraque e as políticas fiscais.

Rudd disse durante a campanha eleitoral que tem uma fórmula econômica semelhante à da Coalizão Liberal, presidida por Howard, porém com um cauteloso programa fiscal apoiado em reformas profundas do sistema de saúde, da educação e da legislação trabalhista.

Howard não sabe ainda se conseguiu ter sua própria cadeira - pelo distrito eleitoral de Bennelong, em Sydney - pela qual mantém uma apertada disputa com Maxine McKew, candidata trabalhista e ex-apresentadora de televisão.

Com 73% dos votos apurados no distrito eleitoral de Bennelong, Howard recebeu 45,06%, e McKew conta com 45,94%.

Os Verdes Australianos, que têm 5,47% dos votos em Bennelong, disse que apoiará com sua porcentagem a candidatura de McKew.

Segundo os analistas, devido ao complicado sistema eleitoral australiano e ao apertado resultado entre Howard e McKew, é possível que só se saiba o ganhador com a apuração do voto emitido por correio pelos australianos recenseados nesse distrito eleitoral.Howard é primeiro-ministro na Austrália há onze anos, e nos últimos 33 anos ocupou a cadeira correspondente ao distrito eleitoral de Bennelong.

Nenhum comentário: