Enquanto não define a construção de um terminal de passageiros definitivo nos armazéns 1 e 2 do Porto de Salvador, a direção da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) avalia a possibilidade de melhorar imediatamente a recepção dos turistas que chegam em cruzeiros marítimos. O assunto foi discutido pelo diretor do órgão federal, Renato Rocha, com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, durante o desembarque dos passageiros do navio “MSC Ópera”, ontem (20).
Quatrocentos passageiros estão embarcando em Salvador no “MSC Ópera”, que está seguindo para o Rio de Janeiro. Mas, diferentemente da maioria dos cruzeiros, há mais turistas estrangeiros do que brasileiros. A diretora da MSC, Márcia Leite, que representa uma das maiores operadoras de cruzeiros do mundo, participou da reunião.
Um dos problemas apontados na recepção dos passageiros está relacionado ao transporte oferecido. Dezenas de donos de vans e de táxis disputam desordenadamente os passageiros na saída do terminal. Segundo o secretário de Turismo, os transportadores avulsos queixam-se de que o terminal operado pelo Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia tem na sua área interna apenas uma empresa. O presidente do Sindicato, José Baracho, disse que esta é a única empresa que se dispõe a pagar uma taxa de manutenção.
O secretário conversou com vários motoristas e verificou que poucos deles tiveram a oportunidade de ter uma maior qualificação profissional na área turística, mas também que gostariam de ter melhor organização. Neste sentido, foi marcada uma reunião na próxima quarta-feira, 28, no auditório da Codeba, para discutir alternativas de qualificação e organização desse trabalho, numa parceria da Setur e Codeba.
Mesmo ponderando que o turismo de cruzeiro não é economicamente o mais significativo para o estado - já que os turistas não se hospedam na cidade, pouco usam os restaurantes e, muitas vezes, concentram suas compras em joalherias -, o secretário crê que tem grande importância, porque opera no mais poderoso sistema de comunicação do turismo, que é, comprovadamente, o “boca-a-boca”. “Por isso, causar boa impressão aos turistas na sua chegada e durante a sua estada é muito importante para a divulgação do destino Bahia”, acrescentou a presidente da Bahiatursa.
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