terça-feira, 20 de novembro de 2007

Bahia é convidada a conhecer bairro ecológico na Suécia

Uma visita técnica ao bairro de Hammarby Sjostad, na cidade de Estocolmo, integra a agenda de viagem do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, onde permanece até quinta-feira (22), participando de seminário na Câmara de Comércio da capital sueca.

Hammarby Sjostad fica em uma antiga área industrial da cidade. É habitado por 10 mil pessoas, que ocupam casas adaptadas para não emitir gás carbônico e, conseqüentemente, não contribuir para o efeito estufa. Os telhados dos prédios são verdes, abrigando painéis solares. Os produtos usados na construção são ambientalmente corretos e o sistema de coleta de lixo é integrado e subterrâneo.

Conhecido como bairro ecológico, Hammarby Sjostad tem uma estação de tratamento de águas residuais e de reciclagem, onde o lixo orgânico produzido serve de matriz para a produção do biocombustível, abastecendo os barcos responsáveis pelo transporte no lago da vizinhança. Um eficiente sistema de locomoção interno utiliza a eletricidade, abolindo os combustíveis fósseis.

Durante a implantação do projeto, foi feita uma cuidadosa descontaminação de áreas poluídas e construídos parques e espaços verdes, além da utilização de material de construção sustentável.

A convite da Embaixada do Brasil em Estocolmo, o secretário foi conhecer de perto a experiência bem-sucedida, que pode servir como referência para políticas públicas em meio ambiente, voltadas para desenvolvimento e sustentabilidade.

Nenhum comentário: