terça-feira, 20 de novembro de 2007

Operação erradica pés de maconha no norte da Bahia

Uma operação envolvendo as policias Federal, Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros vai percorrer propriedades rurais na área ribeirinha da região de Juazeiro, a 500 quilômetros de Salvador, para localizar e erradicar plantações de maconha no norte da Bahia. A base da operação foi montada na fazenda Mariad, de propriedade do colombiano Gustavo Duran Bautista, preso em agosto passado após a PF ter descoberto um esquema que consistia em traficar drogas para a Europa escondidas em caixas de frutas. A escolha da fazenda se deve ao fato dela estar localizada próxima a região vistoriada pela polícia e porque a propriedade encontra-se sob intervenção federal.

Fazem parte do roteiro da Operação Labareda os municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Abaré, Chorrochó e outros próximos e possíveis pontos de localização de planios de maconha. De acordo com o delegado titular da PF em Juazeiro, Alexandre Lucena, a intenção é chegar aos plantios de maconha cultivados em regiões de difícil acesso.

"Sabemos que várias áreas que vamos percorrer já foram alvo de operações anteriores, mas esperamos erradicar mais plantios cinco meses depois da última iniciativa desse porte". Segundo o delegado, além da Bahia, a mesma ação ocorre também nos estados de Pernambuco, Maranhão e Pará.

No mês passado, a Polícia Militar realizou a Operação Sertão Livre II de combate ao tráfico de drogas, reunindo seis das sete companhias especializadas da Polícia Militar da Bahia, com homens em terra, água e ar. A ação aconteceu nos municípios de Juazeiro (agrovilas e distrito de Itamotinga), Curaçá (agrovilas e distritos de Riacho Seco e Pedra Branca) e região de Ibó. Ao todo, foram erradicados 1.154 milhões de pés de maconha com 205 mil covas encontradas em 93 roças; além de 319 quilos da droga pronta para o consumo.

Nenhum comentário: