terça-feira, 20 de novembro de 2007

Feriado: Movimento no ferry-boat só foi menor que o do Carnaval

Os ajustes permanentes que vêm sendo feitos pela Agerba nas operações do Sistema Ferry-boat já estão sendo refletidos na melhoria dos serviços prestados aos usuários. No feriado de 15 de Novembro, o sistema funcionou sem qualquer anormalidade, apesar do grande fluxo de passageiros e veículos transportados. Dados preliminares indicam que utilizaram o sistema, até domingo, 98.694 passageiros e 10.364 veículos, números só inferiores aos registrados no Carnaval, período de maior demanda do ferry-boat. Na Estação Rodoviária de Salvador, o movimento de saída da cidade foi de 60.747 passageiros.

“A inexistência de filas é uma prova de que o ferry-boat funcionou bem. A demanda de passageiros e veículos foi grande, mas as embarcações operaram de meia em meia hora, por exigência da Agerba, para que o usuário tivesse um atendimento mais ágil e pudesse viajar com mais comodidade. Com isso, não houve a concentração de demanda no retorno à cidade, que sempre ocorre no Terminal de Bom Despacho”, destacou o diretor-executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto.

Na operação de retorno, os ferries funcionaram até às 2h45 de ontem(19), de meia em meia hora. Um dado significativo é que até mesmo para os horários da madrugada, houve venda de passagens com hora marcada, mostrando o acerto da medida de se estender o funcionamento das embarcações até o atendimento completo da demanda. “Hoje o sistema pode operar em regime de 24 horas, caso a demanda exija, o que não ocorria anteriormente. Sabemos das dificuldades, já que os ferries atuais têm até 30 anos, temos consciência que o serviço ainda precisa melhorar, mas não podemos deixar de reconhecer também que houve muito progresso”, observou.

Para Lomanto Netto, a solução definitiva do ferry-boat começará a acontecer no início do próximo ano, quando o primeiro dos dois novos ferries adquiridos pela TWB estará operando na travessia Salvador-Bom Despacho - a segunda unidade chegará em dezembro de 2008. Serão navios modernos, construídos em alumínio e com sistema de propulsão formado por quatro motores turbinados, inclusive, a gás natural.

As duas embarcações poderão desenvolver velocidade de até 21 nós, suficiente para fazer a travessia em menos de meia hora. Os ferries atuais desenvolvem 9 nós de velocidade e levam em média 55 minutos para cumprir o percurso. Eles terão capacidade, cada um, para transportar 600 passageiros e 76 veículos – os ferries atuais podem transportar, em média, 52 veículos.

Desde janeiro, a Agerba vem acompanhando de perto e monitorando todas as exigências que fez à concessionária da TWB. Nos feriados prolongados, várias medidas estão sendo praticadas, com vistas a garantir a melhor qualidade possível dos serviços à população. Entre as ações implantadas estão o sistema para acesso de passageiros, com áreas de embarque exclusivas para os idosos e gestantes, hora marcada e para o passageiro convencional. Além disso, a concessionária instalou postos de informações em Valença e em Santo Antonio de Jesus para atendimento aos usuários que trafegam pelas rodovias BA-001 e BR-101.

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