terça-feira, 20 de novembro de 2007

Camisa de Pelé de 70 é arrematada por R$ 200 mil

A camisa usada por Pelé no primeiro tempo da final entre Brasil 4 a 1 Itália, na Copa do México de 1970, foi leiloada por 55 mil libras - o equivalente a quase R$ 200 mil, em um leilão na casa Christie's de Londres.

O primeiro lance foi de 40 mil libras, e o comprador fez a oferta vitoriosa pelo telefone. Os itens leiloados na Christie's fazem parte da coleção particular de 1.500 peças reunidas pelo ex-jogador e técnico Mario Jorge Lobo Zagallo.

O preço ficou dentro das expectativas, porém bem abaixo do teto de 80 mil libras previsto pelos leiloeiros. Em 2002, a camisa que Pelé vestiu no segundo tempo da final de 70 foi vendida por quase 158 mil libras.

Pelé vestia a camisa histórica quando marcou o primeiro gol da partida, no fim do primeiro tempo, diante de 107 mil espectadores no Estádio Azteca.

Ele acabou dando os passes para os gols de Carlos Alberto Torres e Jairzinho, mas não voltou a marcar.

Por isso, o gol é considerado o último do "rei do futebol" em torneios internacionais. Ele foi também o centésimo gol brasileiro em copas do mundo.

Entre os itens leiloados por Zagallo na Christie's estão também camisas que ele mesmo vestiu nas finais de 1962 e 1958, além de pares de chuteiras calçados por ele durante essas duas copas.
As chuteiras mostram o intenso desgaste sofrido pelos calçados utilizados pelo Formiguinha, como o jogador era conhecido por seu trabalho incansável na lateral.

Nenhum comentário: