terça-feira, 20 de novembro de 2007

Navio plataforma Cidade de Vitória já está em operação

Está em operação o navio-plataforma FPSO Cidade de Vitória, que inaugura o Módulo II de Desenvolvimento do Campo de Golfinho, no mar do Espírito Santo. O primeiro óleo, em alto mar, foi retirado na última sexta-feira, 16 de outubro.O FPSO Cidade de Vitória deverá produzir, inicialmente, cerca de 20 mil barris por dia de petróleo leve (28° API), de maior valor comercial, com a interligação do poço 7-GLF-16-ESS. Até o final do ano, a previsão é de que mais dois poços produtores sejam interligados e a produção da plataforma atinja 70 mil barris por dia.

Quando o pico de produção do FPSO for alcançado, o que está previsto para o primeiro semestre de 2008, espera-se que a produção do Espírito Santo, hoje em 120 mil barris por dia, alcance a marca de 200 mil barris por dia.O navio-plataforma tem capacidade para processar 100 mil barris de óleo, e está ancorado em lâmina d"água de 1.386m, a cerca de 50 km da costa capixaba. A unidade será conectada a quatro poços produtores de petróleo, dois poços produtores de gás e três poços injetores de água.

A produção de petróleo será escoada por meio de navios aliviadores e a de gás será enviada por gasoduto submarino para a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares-ES.A entrada em operação do FPSO Cidade de Vitória proporciona o aumento da participação de óleo leve, de maior valor comercial, no portfólio da Companhia, além de ser um importante passo para que a Petrobras alcance as metas de produção previstas em seu Plano Estratégico.

O campo de Golfinho, localizado na Bacia do Espírito Santo, é uma reserva de petróleo leve em águas profundas. A descoberta aconteceu em julho de 2003 e a declaração de comercialidade, em janeiro de 2004. A produção foi iniciada, em fase de testes, em fevereiro de 2006. A operação do Módulo I, com o FPSO Capixaba, iniciou em maio do ano passado.

Nenhum comentário: