segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Ilhéus realiza Seminário sobre Resíduos Sólidos

Autoridades ligadas às questões ambientais e representantes de organizações não-governamentais que lutam pela preservação da natureza, confirmaram participação no I Seminário sobre Resíduos Sólidos de Ilhéus. O evento será realizado nesta segunda-feira (10), no auditório do escritório local da Ceplac, localizado na praça Cairu, centro da cidade. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente do município e a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), sendo que o evento vai ser aberto às 8 horas pelo prefeito Newton Lima.

Depois do pronunciamento do prefeito, com destaque para a necessidade da destinação adequada dos resíduos sólidos, acontece uma palestra que será ministrada pelo delegado de Proteção Ambiental de Ilhéus, Jamal Loussef Amad. A discussão vai se processar em torno dos aspectos técnicos, econômicos e sociais da coleta seletiva, e está prevista para começar às 8h30min.

Em seguida, às 8h50min, o professor Celso Formani Junior, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), faz palestra sobre o tema “Coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos urbanos”. O terceiro palestrante do seminário é o professor Fernando Rios do Nascimento, da Uesc, que fará abordagem sobre o cooperativismo. ”Reciclagem e compostagem” e o tema da palestra que o representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Adilson José Sitta, se encarregará de desenvolver, às 9h30min.

“Café com prosa” é o intervalo de lazer do seminário e acontece às 10 horas. A série de palestras recomeça, às 10h10min, com a abordagem do tema “O papel do Ministério Público no combate aos lixões”, a cargo da promotora Karina Gomes Cherubine, do Ministério Público da Bahia. O palestrante Adriano Wild, do Instituto de Estudos Socioeconômico do Sul da Bahia (IESB), vai desenvolver o tema “Agenda 21 de Ilhéus e a Gestão dos Resíduos Sólidos – Análise Econômica da Reciclagem para o Município”. Depois disso o espaço será aberto para os debates com a participação popular.

Nenhum comentário: