segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Lula oferece ajuda a Uribe para solucionar conflito com as Farc

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu hoje em Buenos Aires ajuda ao chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe, para buscar uma solução para a crise dos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, fez esta afirmação após uma reunião que Lula manteve com Uribe na sede da Embaixada do Brasil na Argentina.
Os dois chefes de Estado assistirão hoje à posse de Cristina Fernández como presidente da Argentina.

Depois do encontro com Lula, Uribe se limitou a explicar que eles falaram "sobre a questão dos reféns", sem dar mais detalhes.

García afirmou que Lula fez a oferta de ajuda para tentar uma troca humanitária de prisioneiros "e para alcançar um acordo de paz" definitivo, mas esclareceu que o Brasil fará essa gestão "só quando o Governo colombiano pedir".

Entre os reféns está a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, cuja libertação foi solicitada este domingo pelo presidente em fim de mandato argentino, Néstor Kirchner, e por sua mulher, Cristina Fernández.

Uribe afirmou hoje que falou "muito superficialmente" com Lula sobre a questão da guerrilha, mas foi muito mais explícito em relação ao conversado sobre questões comerciais bilaterais.

Ele afirmou que o comércio bilateral cresceu muito nos últimos anos, mas ainda se mantém um grande superávit a favor do Brasil, por isso pediu a Lula mais investimentos brasileiros na Colômbia.

Nenhum comentário: